Introdução- O que é Eletromagnetismo?

  No estudo da Física, o eletromagnetismo é o nome da teoria unificada desenvolvida por James Maxwel para explicar a relação entre a eletricidade e o magnetismo.Esta teoria baseia-se no conceito de campo eletromagnético (campo composto de dois vetores campo: o campo elétrico e o campo magnético).

  O cientista William Gilbert propôs que a eletricidade e o magnetismo, apesar de ambos causarem efeitos de atração e repulsão, seriam efeitos distintos. Entretanto marinheiros percebiam que raios causavam perturbações nas agulhas das bússolas, mas a ligação entre os raios e a eletricidade ainda não estava traçada até os experimentos de Benjamin Flanklin propôs em 1752.

  Um dos primeiros a descobrir e publicar as relações entre a corrente elétrica e o magnetismo foi Romagnosi, que em 1802 afirmou que um fio conectado a uma pilha provocava um desvio na agulha de uma bússola que estivesse próxima. No entanto essa notícia não recebeu o crédito que lhe era devido até que, em 1820, Hans Christian Orsted montou um experimento similar.

A teoria da relatividade mostrou também que adotando-se um referencial em movimento em relação a um campo magnético, tem-se então um campo eletríco gerado. Assim como também o contrário era válido, então de facto foi confirmado a relação entre eletricidade e magnetismo. Portanto o termo «eletromagnetismo» estava consolidado.